Na COOMCAT, todo dia é dia luta, de empoderar mulheres e promover a equidade de gênero…

Segundo dados do Movimento Nacional de Catadores (MNCR), que coincidem com o resultado do último Censo do IBGE, as mulheres negras e chefes de família representam 70% da categoria de catadores de materiais recicláveis no Brasil. Na cooperativa de catadores e recicladores de Santa Cruz do Sul as mulheres representam 49% dos trabalhadores.

dia_da_mulher_coomcat_2020As mulheres da COOMCAT são como na maioria das associações e cooperativas de catadores, protagonistas dentro da cooperativa, e exercem algumas das funções mais importantes nas áreas de gestão e produção da Cooperativa.

Por isso, nesta segunda dia 09 de março de 2020 a COOMCAT homenageia todas as mulheres, e em especial as mulheres catadoras de materiais recicláveis da COOMCAT, recebendo a psicóloga e Coordenadora do escritório da Mulher em Santa Cruz do Sul Stela Maris do Nascimento, a chefe de divisão do escritório da Mulher Idolezia Zimann e a secretaria de políticas públicas do Munícipio de Santa Cruz do Sul Guiomar Rossini Machado  para uma roda de conversa sobre criação de políticas públicas para as mulheres, direitos e enfrentamento da violência contra as mulheres. A COOMCAT acredita que todas as mulheres precisam ter acesso a informação e que somente conhecendo nossos direitos e com auxílio de políticas públicas que possam efetivá-los, poderemos, amplamente, exercitá-los.

Reforçamos através desta roda de conversa que todo dia na COOMCAT é dia de luta, dia de empoderar as mulheres e promover a equidade de gênero. Todo dia é dia de união feminina e de pensar em todas as formas de nos proteger, de melhorar nossa qualidade de vida, de lutar contra todos os tipos de violência, de dizer ao mundo que nossa vida importa, que precisamos de políticas públicas que nos protejam, que nosso corpo é nosso, que estamos juntas e, unidas, somos fortes.

 

Texto por: Marilane Leite Poeckel

Relações Humanas -Filial I Coleta Seletiva Solidária

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *