07 de junho dia Nacional de Luta dos Catadores de Materiais Recicláveis.

▶ Foi no dia 07 de junho de 2001 que 3 mil pessoas tomaram as ruas a Esplanada dos Ministérios em Brasília lutando e reivindicando os direitos dos catadores e catadoras de materiais recicláveis desse país.
▶Foi na rua, mostrando a voz dos catadores e catadoras, que o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) surgiu lutando por reconhecimento e por um mundo e um país justo e sustentável. Por isso, o dia 07 de Junho é o DIA NACIONAL DE LUTA DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, é dia de mobilização nacional de todos os catadores e catadoras desse imenso Brasil que lutam pela sua sobrevivência e de suas famílias defendendo a natureza e ajudando a salvar esse planeta já tão maltratado.
▶ A categoria profissional dos CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS é historicamente excluída da sociedade e muitos catadores ainda tiram seu sustento de forma precária em lixões e nas ruas.
Desde o surgimento do Movimento Nacional dos Catadores a luta dos catadores por dignidade e reconhecimento ganhou força e significado, e através do MNCR o trabalho e a luta dos catadores foi mostrado ao país e a sociedade pode começar a entender que o trabalho de coleta de materiais recicláveis significa garantir alimentação, moradia e condições mínimas de sobrevivência para uma parcela significativa da população brasileira, ainda excluída e invisível que vive a margem da sociedade de consumo. Um povo que apesar das dificuldades, que são imensas e nesse momento que nosso Brasil passa aumentaram, ainda resiste e luta dia a dia pela vida e pela natureza.
▶ Os catadores e catadoras são responsáveis por 90% de tudo que é reciclado no Brasil e realizam os processos mais complexos e caros da reciclagem, como a separação e triagem dos resíduos, enfardamento e e encaminhamento a indústria para que os resíduos voltem ao ciclo produtivo, mas não são valorizados e nem remunerados de acordo com o trabalho essencial a sociedade que desempenham. Por isso nesse dia Nacional de Luta um desejo prevalece que os catadores possam SER RECONHECIDOS COMO PROFISSIONAIS E CONTRATADOS E REMUNERADOS DE FORMA JUSTA PELA INICIATIVA PRIVADA E PELO PODER PÚBLICO EM ESFERA ESTADUAL, FEDERAL E MUNICIPAL.

 

Texto por: Marilane Leite Poeckel

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *