De acordo com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), as mulheres são maioria entre os catadores de materiais recicláveis, representando 70% dos 800 mil trabalhadores em atividade no Brasil.
⏩A cada 4 catadores, 3 são mulheres, 90% são negros e apenas 10% por cento estão organizados em cooperativas. Podemos enxergar aqui um perfil de mulheres, mulheres negras que em sua grande maioria estão realizando uma atividade de forma precarizada.
▶️Na Coomcat as mulheres catadoras, também, são maioria, mas ao contrário da triste realidade que a maioria das catadoras enfrenta no nosso país, aqui na Cooperativa elas se profissionalizam e desenvolvem as mais variadas funções,inclusive, funções antes ocupadas por homens.
▶️Cabe ressaltar que quando falamos das catadoras de material recicláveis, já estamos pensando em uma categoria de profissionais que realizam uma atividade que é essencial para a vida humana, que é essencial para o meio ambiente e que lamentavelmente ainda é pouco valorizado pela sociedade brasileira. Talvez, por um desconhecimento e também por uma ausência de cultura de educação ambiental desde a infância.
#PraCegoVer Foto de uma mulher catadora dirigindo uma empilhadeira e carregando fardos de recicláveis com a empilhadeira pra cima de um caminhão.
💁♂️Texto por: Marilane Leite Poeckel
💁♂️Imagem por: Ângela Maria Nunes
📌Dados de referência utilizados no texto retirados do site www.mncr.org.br
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!