A categoria dos catadores é historicamente excluída da sociedade e muitos ainda sobrevivem de forma precária em lixões e nas ruas. Desde o surgimento do MNCR- Movimento Nacional dos catadores ampliou-se a luta dos catadores por dignidade, considerando que o trabalho de coleta de materiais recicláveis significa garantir alimentação, moradia e condições mínimas de sobrevivência para uma parcela significativa da população brasileira, que vive a margem da sociedade de consumo.
Os catadores, apesar das dificuldades, são imensos, resistem e lutam dia a dia pela vida. Pelo direito de sobreviver.
O MNCR tornou-se uma das principais ferramentas da categoria dos catadores e da sociedade brasileira na luta pela defesa da natureza e pela inclusão social. As lutas pelo fim dos lixões, pelo fim do trabalho infantil, pelo reconhecimento e valorização da categoria ecoaram pelo Brasil, rompendo as fronteiras, tornando-se uma luta global pela vida, pelo planeta, revolucionando histórias e na COOMCAT o MNCR através de seus militantes foi o responsável por tornar real as conquistas, organização e consolidação da Cooperativa como responsável por fazer parte da gestão dos resíduos no Município de Santa Cruz do Sul e ser remunerada de forma justa por essa prestação de serviço. A COOMCAT e o MNCR unificados lutam pela RECICLAGEM POPULAR, pelo reconhecimento da profissão de catador, pela gestão integrada dos resíduos, pela educação ambiental e pela coleta seletiva solidária.
A luta dos catadores da COOMCAT continua forte. A cooperativa busca atualmente atender cem por cento dos bairros do município, incluindo mais catadores e abrindo mais PEVS, além de recuperar os espaços da Usina Municipal de Resíduos que a COOMCAT faz a gestão, possibilitando que os catadores que trabalham nessa unidade melhorem suas condições de trabalho. As reuniões com os gestores municipais estão e vão continuar acontecendo, pois para a COOMCAT avançar e melhorar os índices de reciclagem no município é preciso investimento e através do diálogo, da luta e força do MNCR e dos catadores os avanços virão e os catadores não aceitarão retrocessos.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!