Por: Assessoria da Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Camas, mesas, sofás e roupeiros velhos, além de outros materiais, agora têm um destino correto por meio de projeto do poder público.
Problema antigo para muitos moradores de Santa Cruz do Sul, a destinação de resíduos sólidos volumosos, desde a última quarta-feira, 26, tem solução. Por meio do projeto Cidade Mais Limpa, a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) receberá, na Usina
de Triagem, materiais que hoje ainda são encontrados em lixões irregulares.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), poderão ser encaminhados para o local restos de móveis, camas, mesas, cadeiras, guarda-roupas, armários, sofás, estantes, escrivaninhas, geladeiras, fogões, entre outros itens. Os materiais com condições de serem recuperados serão aproveitados pelos próprios catadores. O que for inservível será levado ao aterro sanitário de Minas do Leão, com o restante dos rejeitos.
A lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelece que a responsabilidade de destinação certa dos materiais gerados é do gerador. Mesmo assim, a Prefeitura tem apresentado formas para minimizar os problemas de poluição e degradação do meio ambiente.
Atualmente, quem descarta resíduos precisa contratar uma empresa para esse fim. Entretanto, em alguns casos os itens são deixados em áreas verdes do município, valas, arroios ou às margens de rodovias.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!