Você já parou e pensou: Será que estou fazendo a minha parte para a preservação do meio ambiente??

“Cada ação gera uma consequência. “

Sabemos que através de pequenas atitudes conscientes, estaremos contribuindo para a construção de uma sociedade sustentável. Então, você já se perguntou o que acontece com os resíduos recicláveis quando são separados e destinados de forma adequada? Para onde são encaminhados? Como são processados?

É um dúvida comum, não é mesmo.

Portando hoje, falaremos sobre  o POLIESTIRENO EXPANDIDO – EPS ( ISOPOR ),  que para muitos (as) é um problema,  mas para nós catadoras e catadores da Coomcat, é geração de renda e preservação ambiental.

Desde o ano de 2017, por meio de uma parceria firmada com a Indústria e Comércio de Molduras SANTA LUZIA, de Braço do Norte – Santa Catarina, a COOMCAT, além de coletar e receber o isopor, passou a realizar  também, primeira etapa  de beneficiamento dele.

Sem custo a empresa Santa Luzia cedeu o uso de uma máquina de compactação do isopor para a COOMCAT. Nela, realiza-se o processo de compactação, retirando todo ar contido no mesmo, o que equivale a cerca de 98% de seu volume, e o compacta em  uma grande massa. Após esse processo, o resíduo é encaminhado para a indústria, e lá, passará pelas próximas etapas do beneficiamento.

A reciclagem do isopor, viabiliza diversas linhas de produtos sustentáveis.

Dentre eles: Revestimentos, Rodapés, Guarnições, Rodameios, Rodatetos, Boiseres, Colas, Calafetadores, Decks, Ecopallets….

Essa parceria deu tão certo, que até o momento conseguimos juntamente com a Santa Luzia, possibilitar a volta de cerca 30 toneladas de isopor  ao ciclo produtivo por meio da reciclagem, o que evitou o consumo excessivo de água, energia, e a extração de recursos naturais.

Uma saída sustentável.

Agradecemos à todas e todos que contribuíram para esse resultado, em  especial aos empreendimentos: Lojas Benoit, Afubra e Xalingo, que ao longo do processo destinaram e ainda destinam seu isopor para a cooperativa.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *